Home Notícias Cinema Games Com Interação Nas Telas De Cinemas Transformam Celulares Em Joysticks
Games Com Interação Nas Telas De Cinemas Transformam Celulares Em Joysticks

Games Com Interação Nas Telas De Cinemas Transformam Celulares Em Joysticks

0
0

Esperar pelo início daquele filme dentro de uma sala de cinema torna-se uma experiência interativa e ainda mais divertida. Isso porque a empresa canadense de tecnologia TimePlay permite ao público utilizar celulares como joysticks para competir em games projetados nas telonas, contra todos os presentes na sala. A interação é feita por meio de aplicativo, disponibilizado gratuitamente ao público no Brasil pela Flix Media, que é o maior canal de cinema da América do Sul.

Inicialmente o aplicativo TimePlay está disponível em 22 salas dos complexos de cinemas paulistanos da rede Cinemark: Cidade Jardim, Eldorado e Iguatemi. Cada expectador pode acessar gratuitamente uma rede wifi (“BAIXE_TIMEPLAY”) no lobby do cinema para instalar o aplicativo, disponível nos sistemas operacionais AndroidiOS e BlackBerry. Os participantes preenchem um cadastro para a criação de perfil individual, que inclui nome de usuário na ferramenta e dados pessoais de contato, e logo após baixarem o aplicativo estão liberados para acessarem à internet por uma hora, podendo renovar por mais tempo quando acabar. Ao chegar na sala, o usuário deverá se conectar à outra rede sem fio (“JOGUE_TIMEPLAY”) e seguir as instruções do aplicativo.

O aplicativo funciona conectando os dispositivos móveis dos usuários a um servidor, que com isso podem ter acesso a uma segunda tela, onde são fornecidos feedbacks individuais imediatos a cada pessoa conectada. Os jogadores competem entre si e o servidor registra os desempenhos de todos eles, classificando-os em um ranking que aparece na telona em tempo real. De acordo com uma pesquisa realizada com os clientes da TimePlay nos cinemas do Canadá, 86% dos usuários do aplicativo costumam ir mais cedo às sessões para participar de algum jogo antes do início das exibições dos filmes.

O catálogo de games disponíveis no aplicativo é dividido em duas categorias: Arcade games, em que o usuário poderá controlar um personagem (Hopper), pilotar um carro (Ultrapassagens), tocar notas musicais (Soundscape) e bater pênaltis (Netkicks). A outra classificação é Trivia Games, que são jogos de perguntas com testes de conhecimentos sobre cenas, personagens e nomes de filmes. O aplicativo possui dispositivo que faz com que os smartphones vibrem para dar dicas sobre o passo a passo dos jogos. Vencem os participantes que concluírem as partidas em menos tempo.

Essa é uma nova experiência interativa de entretenimento em tempo real que os fãs de cinema passam a ter dentro das salas. Continuamos com o trabalho de melhorar a experiencia de ir ao cinema transformando aqueles minutos que antecedem o início da sessão em momentos divertidos e prazerosos. Os games já estão muito presentes na vida dos brasileiros, por isso temos a expectativa de que o cinema faça parte da rotina e virem hábito desses jogadores, assim como é fora do pais”, afirma Vinicius Sanfilippo, diretor de planejamento e conteúdo da Flix Media.

O aplicativo é baseado em sistema de gameficação, cujas performances dos jogadores são classificadas em rankings com total de pontos acumulados, quantidades de partidas jogadas, maiores placares alcançados, quantidades de vezes entre as 10 maiores pontuações gerais e diferentes cinemas em que a plataforma foi utilizada. No Canadá há um programa de fidelidade que reconhece e incentiva a interação dos participantes por meio de prêmios e brindes personalizados. A plataforma tem atualmente mais de 4 milhões de download em todo o mundo.

De olho no potencial do universo de games, que movimenta milhões de reais e atrai milhares de jogadores profissionais e amadores, a Flix Media estuda a possibilidade de ampliar a quantidade de cinemas parceiros do TimePlay de estende-lo a outras cidades. Também avaliamos a oportunidade de adotar o programa de fidelidade para premiar os usuários finais, mas ainda não podemos precisar quando efetivamente se dará a implementação dessas duas novidades no mercado nacional”, finaliza Sanfilippo

Catálogo de jogos TimePlay

Ultrapassagens 

O dispositivo do usuário é responsável por pilotar o carro e todo o movimento que o automóvel fizer na telona, o jogador deverá replicar. As vibrações do aparelho irão auxiliar nas curvas que aparecem no percurso.

Vídeo ilustrativo: 

Classificação indicativa: Livre

Soundscape

O jogador deverá acertar as notas musicais da canção executada na tela. Quanto mais acertos, mais pontuações serão geradas e a música será tocada harmonicamente. Em vários momentos, os dois maiores pontuadores se enfrentarão.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

Hopper

O usuário controlará um coelho e o objetivo é coletar o máximo de moedas sem cair no precipício. Toda vez que você cair, perderá todas as moedas.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

NetKicks

Os jogadores terão a possibilidade de bater diversos pênaltis com o objetivo de acertar a maior quantidade possível de gols. O maior pontuador terá a oportunidade de enfrentar sozinho o goleiro. Outra possibilidade de pontuação é atingir objetos e obstáculos que aparecem na tela.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

Teste Rápido

Uma sequência de perguntas com alternativas de respostas sobre clássicos do cinema é exibida. Vence quem responder corretamente e for mais rápido.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

Monte o grupo

O usuário deverá escolher as imagens que respondem às perguntas exibidas. Cada resposta correta ganha pontos. Cada resposta errada, perde pontos.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

Escolha o trio

três de seis imagens disponíveis na tela respondem a uma pergunta aleatória. Pontua quem responder corretamente e mais rápido.

Vídeo ilustrativo:

Classificação indicativa: Livre

Cara a Cara

Um jogo baseado em opinião em que duas imagens são mostradas na tela com uma pergunta. Você deve adivinhar quais respostas o público escolherá. Quanto mais rápido você estiver respondendo corretamente, maiores serão seus pontos.

Vídeo ilustrativo: 

Classificação indicativa: Livre

Comments

Comentários

Dennis Himura Um Ewok de coração, mas preso no corpo de um Wookie!