Home Resenhas Cinema CRÍTICA MOANA: UM MAR DE AVENTURAS
CRÍTICA MOANA: UM MAR DE AVENTURAS

CRÍTICA MOANA: UM MAR DE AVENTURAS

0
0

moana_logo

Moana é a mais nova princesa da Disney a estrelar um filme do estúdio. No começo do filme, ouvimos uma lenda contada pela avó de Moana, que fala sobre Te Fiti, uma deusa que se tornou uma ilha e teve seu coração roubado pelo semideus Maui, que a fez lançar uma maldição por todas as ilhas.

bbab8cd18bbec2302f52c8fd9fa6f3f8

Moana é filha dos chefes da ilha em que vivem e, por isso, está destinada a assumir o lugar do pai quando crescer, mas ela sonha em viajar além dos recifes que cercam a ilha e desbravar o mar que sempre lhe foi proibido. Tudo isso faz parte da introdução do filme, cheio de músicas e mostrando como é a vida na ilha e como todos os habitantes estão mais do que satisfeitos porque a ilha oferece tudo que eles precisam para ter uma vida boa e farta.

 

Mas é quando Moana cresce e se prepara para assumir seu lugar como líder que a trama começa a se desenrolar, porque os peixes e os cocos começam a ficar escassos e desaparecer, e Moana percebe que a maldição de Te Fiti finalmente alcançou sua casa. É nesse momento que sua avó a presenteia com o coração e diz que ela é a única que pode salvar a todos.

MOANA - (Pictured) Grandma Tala and Moana. ©2016 Disney. All Rights Reserved.
MOANA – Vovó Tala e Moana. ©2016 Disney. Todos os direitos reservados.

Escondida, ela embarca em uma canoa com um objetivo: Encontrar Maui e devolver o coração de Te Fiti ao seu lugar de origem.

Moana é baseada em lendas e personagens polinésios, e assim como os filmes mais recentes da Disney, tem tentado dar espaço a mais representatividade e principalmente a princesas que são fortes sozinhas, sem a necessidade de ter um príncipe. Moana, porém, acaba caindo em diversos clichês de filmes da Disney já esperados, tal qual como seus outros personagens. Nada no filme soa realmente diferente de coisas que o próprio estúdio já apresentou e o final do filme é quase óbvio demais.

Moana é a típica princesa que teve tudo na vida e sempre foi infeliz, querendo aquilo que era inalcançável pra ela, até que o futuro de sua ilha fica em suas mãos e Moana precisa desbravar um mar para conseguir restaurar a paz e lembrar o seu povo de quem eles realmente são.

moanamaui

Porém os problemas realmente começam quando surge o personagem de Maui. O semideus arrogante e engraçadinho se vê obrigado a ajudar Moana a devolver o coração de Te Fiti, contra todas suas vontades e, juntos, eles embarcam em uma aventura que acaba devolvendo aos dois sua já perdida auto estima. Porém Maui é um personagem estranho, carregado de piadas que soam bastante infantis e com tatuagens que tem vida própria e funcionam meio que como sua consciência.

heihei-586x245

Além disso, Moana tem um mascote, um frango muito muito burro, que nos deixa na expectativa de ser útil para algo importante no meio do filme, pois as piadas feitas com ele são óbvias e muito repetitivas, mas o personagem realmente só foi criado como alívio cômico e, talvez, nem para isso ele tenha funcionado direito.

Tanto Maui quanto Moana parecem personagens muito superficiais, com os quais se torna muito difícil uma identificação e, apesar de algumas cenas serem realmente interessantes, o filme é daqueles que poderia passar batido e ninguém iria notar. A Disney tinha uma ideia boa e forte nas mãos, mas o tiro acabou saindo pela culatra, sem nada muito inovador ou diferenciado. O filme também tem sido alvo de muitas polêmicas envolvendo apropriação cultural, a perpetuação de estereótipos que prejudicam a comunidade polinésia e até mesmo o uso de algumas lendas sem as devidas permissões.

Apesar de tudo, Moana é um filme divertido, as músicas tem sido o ponto alto, principalmente quando se fala de premiações, mas mesmo assim não são muito memoráveis por si só, assim como o filme. O filme era uma boa aposta, mas provavelmente vai ser esquecido muito rapidamente.

Comments

Comentários

Dennis Himura Um Ewok de coração, mas preso no corpo de um Wookie!