Home Editorial 10 Jogos Metroidvania Mais Do Que Obrigatórios
10 Jogos Metroidvania Mais Do Que Obrigatórios

10 Jogos Metroidvania Mais Do Que Obrigatórios

0
1

Não só de Metroid e Castlevania vive o gênero de plataforma e exploração do mundo dos games. Por isso mesmo, separei 10 jogos que bebem desse estilo para você se deliciar. Lembrando que se o jogo estiver disponível no Steam, haverá o link pra compra abaixo da descrição.

O jogo no estilo Metroidvania consiste na mecânica de evolução constante do seu personagem, e que fazendo o mesmo, ele pode ter acesso a segredos e áreas novas do jogo, seja para a evolução da narrativa, ou somente para recompensar o jogador.

Na dúvida, escute o Cidade Gamer sobre jogos Metroidvania.

1. Outland – Uma combinação de hack & slash com plataforma e Ikaruga. Espera, como assim? Então, o jogo tem um protagonista que pode mudar a cor do seu poder e com isso absorver o dano da mesma cor e causar dano na cor oposta, e o contrário também vale. A mecânica viciante do jogo, os inimigos e o combate fazem de Outland um Metroidvania mais do que obrigatório.

Disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Steam

Compre Outland no Steam

2. Ori and the Blind Forest – Uma das surpresas da Microsoft em uma E3 passada, o jogo encantou a todos com seu visual desenhado a mão, trilha sonora, jogabilidade e além de tudo, um belo Metroidvania por baixo desse espetáculo.

Disponível para  Xbox 360, Xbox One e Steam

Compre Ori and the Blind Forest no Steam

3. Guacamelee! – Este vai além de muitos outros no gênero Metroidvania. Você é um luchador mexicano e transita entre o mundo dos vivos e dos mortos. Muitas vezes Guacamelee parece um beat’em up do que um jogo de plataforma, pela pancadaria exagerada do protagonista. Mas os desafios e backtracking estão lá. Hoje você encontra a versão super completa pelo preço da original no Steam.

Disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One e Steam

Compre Guacamelee! Super Turbo Championship Edition no Steam

 

4. Odallus: The Dark Call – Brasileiro, brutal, eficiente e viciante, é o que Odallus é. Com gráficos que deixam o seu Nes e Phantom System com saudades, o jogo da Joymesher traz mecânicas novas do gênero Metroidvania e combina isso com gráficos retrô e a dificuldades de uma geração de consoles que encardiam. É obrigatório e necessário.

Disponível para Steam

Compre Odallus: The Dark Call no Steam

5. Shadow Complex  – Uma homenagem direta aos filmes de ação da sessão da tarde combinados com um uso exemplar do estilo Metroidvania. Até então exclusivo do Xbox 360, Shadow Complex,  finalmente deu as caras para mais plataformas na sua versão Remastered. O jogo que combina um filme clichê de ação/espionagem com o gênero plataforma é obrigatório.

Disponível para Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One e Steam

Compre Shadow Complex Remastered no Steam

6. DEX  – Um sucesso do Kickstarter, Dex prometia um jogo 2D de plataforma cyberpunk imersivo e cheio de voice acting, e entregou tudo isso. É um jogo com infinitas possibilidades de como se evoluir e chegar ao seu objetivo, e conta com escolhas morais, evolução de personagem no melhor estilo RPG e aquele ar de Blade Runner que não pode faltar em jogos do gênero. Com essa pegada evolutiva e de RPG do jogo, é um dos mais únicos games do gênero Metroidvania a entrar na nossa lista.

Disponível para PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox One e Steam

Compre Dex no Steam

7. Axiom Verge – Uma pérola como poucas, o jogo foi criado, programado e teve o design feito todo por uma só pessoa, Tom Happ. O jogo conta a história de um cientista que após um acidente deixá-lo gravemente debilitado, se vê preso em um mundo altamente tecnológico. A evolução e exploração fazem deste Metroidvania uma das surpresas independentes do gênero.

Disponível para PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox One e Steam

Compre Axiom Verge no Steam

 

8. Xeodrifter – Exploração espacial, upgrades e um visual nostálgico é o que fazem de Xeodrifter um jogo único. Estreando no Nintendo 3DS, o jogo utilizava o 3D do console para dar as noções das camadas do cenário e ajudar/atrapalhar na sua exploração. É um Metroidvania rápido de terminar e demorado de se fechar com 100%. É um daqueles jogos com uma das curvas de aprendizado mais gratificantes que já pude jogar, cada coisa que você faz por saber mais do jogo e ter mais habilidades é uma grata recompensa.

Disponível para Nintendo 3DS, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U e Steam

Compre Xeodrifter no Steam

9. Shantae and the Pirate’s Curse – Quem é apaixonado pelo gênero Metroidvania conhece Shantae há muito tempo, e agora pode com a democracia dos jogos independentes e o Steam, mais pessoas podem jogar seus jogos além daqueles que a conheceram em portáteis de gerações passadas. Com o visual em pixel art e artes desenhadas a mão belissimas, o seu gameplay viciante e a jogabilidade concisa fazem deste um dos melhores e mais gostosos jogos da lista.

Disponível para Nintendo 3DS, Wii U, Xbox One, PlayStation 4 e Steam

Compre Xeodrifter no Steam

9. The Swapper – Aqui temos um inusitado. Um jogo de plataforma onde você é um astronauta que pode se clonar, se trocar com seu clone e tem que explorar a partir de uma estação espacial com problemas. É um puzzle metroidvania que te obriga a pensar antes de mover seu personagem, cloná-lo ou mesmo voltar atrás com uma decisão. É um jogo de ferver os miolos e tenso por toda a ambientação espacial.

Disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox One e Steam

Compre Xeodrifter no Steam

10. Darksiders – Você é um dos cavaleiros do Apocalipse, você é a guerra, você é bruto, os monstros são criaturas gigantescas, seu equipamento é épico, você é desenhado pelo Joe Madureira e deve destruir tudo pra entender por que tudo está sendo destruído. Obrigatório, Darksiders é um jogo que combina The Legend of Zelda com Metroidvania de uma maneira que é impossível largar o controle sem terminar.

Disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e Steam

Compre Darksiders no Steam

Faltou algum jogo? Então não se esqueça de pedir a parte 2 nos comentários, e recomende jogos para que a sua recomendação entre na segunda lista!

Comments

Comentários

Carlos Vivacqua Criado em um laboratório por motivos de puro luxo e inveja, Vivacqua tornou-se o inventor da internet e em seguida da primeira máquina do tempo.
  • Eu recomendo o lindo Dust: An Elysian Tail http://store.steampowered.com/app/236090/?l=portuguese
    parece que tudo foi pintado a mão, você viaja das florestas até montanhas nevadas, e vulcões neste jogo com o guerreiro Dust. Você pode simplesmente esmagar os botões, ou aprender a fazer combinações arrasadoras. uma delicinha de jogar.