Home Notícias Cinema Batman vs Superman: O Filme é Uma Realidade Paralela do Universo DC nos Cinemas?
Batman vs Superman: O Filme é Uma Realidade Paralela do Universo DC nos Cinemas?

Batman vs Superman: O Filme é Uma Realidade Paralela do Universo DC nos Cinemas?

0
4
bvs
Como você se sentiria se eu lhe dissesse que a Warner começou seu universo DC no cinema de uma maneira diferente?

Como você se sentiria se eu lhe dissesse que todos nós fomos enganados por um paradoxo temporal? E se tudo o que vimos até agora for fruto de uma realidade paralela e que ainda veremos os verdadeiros super-heróis da DC no cinema? E se Geoff Johns foi convocado para a missão de criar um universo cinematográfico DC com elementos de não apenas Injustice, como idealizou Zack Snyder, mas também Flashpoint e DC Universe: Rebirth?
Ao longo da história do filme vemos diversos indícios que confirmam esta minha teoria.
Vejamos:

      “Quando o Flash viaja no tempo as coisas mudam”

flash-batman-vs-superman

Todo bom leitor da DC sabe que toda vez que o Flash viaja no tempo ele sempre altera a realidade. Por isso, podemos perceber analisando o filme que a Warner não apresentou, ainda, o verdadeiro universo DC e que tudo o que vimos até agora é fruto de uma distorção na realidade do universo DC no cinema, causada por Barry Allen ao viajar no tempo para falar com Bruce.

Por isso eu afirmo: o que foi mostrado em Batman v Superman não é o universo DC no cinema, e o verdadeiro universo DC ainda será revelado.
jay-oliva-batman-vs-superman
Em uma cena no Planeta Diário é possível notar o nome “Jay Oliva” em uma placa de funcionário do jornal. Acredito que o easter-egg é um sinal de que o filme se passa em uma realidade alterada, assim como em Flashpoint, a animação dirigida por Jay Oliva.
No longa animado da DC, o Flash volta no tempo para salvar a vida de sua mãe, e como consequência, termina alterando a linha temporal em que vive, modificando personagens e a realidade. Em Batman vs Superman observe que Barry Allen também faz uma viagem no tempo, voltando ao passado, trazendo um alerta para Bruce Wayne.
Quando participou do Hall of Justice Podcasts, Oliva afirmou sobre Batman vs Superman, que o sonho de Bruce acerca do futuro apocalíptico, que findou com a aparição do Flash,  não era apenas um sonho. Segundo o diretor: “Na DC, quando você volta no tempo, você cria um tipo de expansão temporal, onde muitas coisas mudam…“.
flashpoint-jay-oliva
E se o diretor não estava se referindo apenas a Injustice, mas à própria saga Flashpoint,  onde ocorrem os paradoxos, gerados pelo Flash como consequência de sua viagem temporal?
 A preocupação das pessoas ao verem o filme é sobre o futuro de onde o Flash veio para avisar Bruce, mas não param para pensar sobre quais os efeitos de uma viagem temporal, feita pelo herói.
Segundo o Flash Reverso na animação Ponto de ignição, quando se quebra a barreira do tempo (como o Flash fez em BvS), há uma explosão temporal e ondas de distorção são emitidas alterando a realidade, não totalmente, mas de maneira fragmentada; uma mudança pequena, mas o suficiente para influenciar o tempo e a realidade e eventos acontecerem ligeiramente diferentes. Uma viagem no tempo realizada pelo Homem mais Rápido do Mundo, modifica não apenas o futuro, mas o passado e o presente, sendo assim, muito provável que aquele universo onde se passa o filme Batman e Superman, não seja universo DC padrão, mas sim, uma realidade já alterada pela quebra da berreira do tempo, conforme Zoom, causada pelo Flash.
E isso, caro leitor, explica muita coisa…
A própria maneira como Jay Oliva aparece no filme revela um paradoxo temporal, indicando se tratar de uma realidade alterada: na placa no Planeta Diário onde aparece o nome do diretor de Flashpoint, ele é descrito como “escritor de esportes” e próximo há uma camisa esportiva.
Ocorre que nesta realidade, de onde escrevo para vocês, agora, Jay Oliva além de ser diretor e storyboarder, também é escritor, mas nunca trabalhou na área esportiva…
Os paradoxos temporais ficam mais claros quando analisamos diversos personagens do filme e constatamos que se tratam, na verdade, de versões paralelas deles próprios.

   Jimmy Olsen  

jimmyolsen

Nos quadrinhos sempre foi um personagem extremamente importante no universo das historias do Superman; vemos isso no fato desse personagem ter tido, inclusive, uma revista própria. Amigo de Clark e também do Superman, foi o único que teve o privilegio de receber, do homem de aço, um relógio sinalizador para acioná-lo quando estivesse em perigo. Humilde, trapalhão e de personalidade tímida, desde sua  primeira aparição em 1941, Olsen sempre foi um  fotógrafo nos quadrinhos, filmes e séries. Juntamente com Lois, ele é uma figura fundamental no universo de DC, pois é mais um elo que liga Homem de Aço a humanidade.
Estranhamente, em Batman v Superman, Jimmy Olsen não é um fotógrafo, mas um agente da CIA que morre – assim como o Jimmy Olsen de Flashpoint – sem significar absolutamente nada para história ou para Superman. nesse filme de Zack Snyder, “O melhor amigo do Superman“, sequer conhece o Homem de Aço (da mesma maneira que no universo alterado da animação) pois, o herói trata com indiferença a morte do personagem.
Como veem, há muito semelhança com o que foi feito com esse personagem em BvS e Flashpoint.
Esse personagem do filme é o contrário de tudo o que Jimmy Olsen é e representa há quase 8 décadas. Deixando assim uma possível confirmação que a história se passa neste universo alterado.

Batman   

batman-bvs
Observemos que na origem definitiva do Homem Morcego em Batman Ano Um, Batman possui aversão a armas de fogo e desenvolve um código de ética que o diferenciaria definitivamente dos criminosos: ele não mata. Até a versão alternativa do Batman em Cavaleiro das Trevas de Frank Miller, não mata criminosos.
Thomas_Wayne_batman-vs-superman-FLASHPOINT
No paradoxo temporal da saga Flashpoint, Thomas Wayne assume o manto do morcego, após a morte de seu filho Bruce. Ele é um Batman amargurado, extremamente violento e assassino. O perfil sádico do Homem Morcego apresentado no longa Batman v Superman, identifica-se mais com a versão de Thomas Wayne em Ponto de Ignição, do que com a própria versão de Frank Miller, pois é extremamente violento, cruel, que mata a sangue frio.
Seria o Batman de Snyder um paradoxo temporal do verdadeiro cavaleiro das trevas?

 Superman

superman-visão-de-calor
Só há uma maneira de justificar essa versão do Superman de Zack Snyder: ele é uma versão paralela do personagem, causada pelo evento temporal promovido pelo flash. Apenas isso salvaria essa versão.
Não há uma diferença entre ele e o Batman; não vemos o “Dia vs Noite” porque ambos os personagens são sombrios. No filme o Superman não é um representante da luz; ele é a antítese do verdadeiro Superman, da mesma forma que o Superman de Flashpoint: um indivíduo desalmado, perturbado, inseguro, angustiado, confuso, pessimista, desorientado, entenebrecido, desprovido de carisma, ou simpatia, que em nenhum momento representa um exemplo ou símbolo de esperança para os seres-humanos. Ele é mais atormentado que o próprio Batman. Acredito que quando Snyder e Cavill declararam que esse personagem ainda será o verdadeiro Homem de Aço, querem dizer que o evento temporal que alterou a realidade será corrigido, e aí veremos o verdadeiro Superman, que não é o que pertence a essa realidade mostrada no filme. Essas minhas observações acerca de Jimmy Olsen, Batman e Superman, também são válidas Lex Luthor e o Apocalipse.

Indícios da presença de personagens  de Watchmen no universo de Batman v Superman

BATMan-vs-superman-watchmen-similaridades

O fato mais curioso e que mais me chamou muito a atenção, foi a presença exagerada de referências a Watchmen, um filme de 2008, que não tem ligação alguma com o universo DC que está se formando no cinema. Ou será que tem?
Não acredito que minha teoria seja uma coincidência, mas que a DC está harmonizando o seu universo cinematográfico com os quadrinhos. Isso já foi feito em outras ocasiões: observe que quando surgiu um novo Superman nos quadrinhos (N52), logo em seguida a Warner levou uma nova versão do herói para o cinema com Henry Cavill. Da mesma maneira, acredito que assim como foram reintroduzidos nas HQs os personagens de Watchmen, a DC fará o mesmo com eles no cinema e Batman v Superman já nos dá claros indícios disso. Observe que o DC Universe Rebirth foi idealizado, nos quadrinhos, pelo mesmo artista que agora é o responsável pelo universo DC no cinema: Geoff Johns. O que o impediria de levar elementos da HQ que é o mais novo fenômeno de critica e vendas da editora, para o cinema e desfazer toda loucura feita por Snyder e sua equipe?
Veja que, na realidade possivelmente alterada de Batman v Superman, há sinais de que os personagens de Watchmen possam existir e que talvez até alguns já estejam atuando.
Logicamente o contexto social é outro, diferente de 1986, e os personagens serão adaptados à realidade do novo universo.
No filme que inaugura a pluralidade de personagens DC – Batman v Superman – no cinema, há referências há Watchmen  no começo, meio e fim.

No começo do filme 

batman-vs-superman-watchmen
Há um outdoor pichado com a seguinte mensagem “O fim está próximo“. Essa mensagem escatológica, oriunda da bíblia sagrada (Epístola de São Pedro, capítulo 4, versículo 7), é a  base da pregação feita por Walter Kovacs (Rorschach) em Watchmen. Mas, e se essa pichação não foi apenas uma “referência” a Rorschach? E se ela indica que Walter Kovacs está ativo nessa realidade do filme e que é ele próprio o autor da pichação no outdoor de Gotham City? Curiosamente também há uma referência a essa mesma frase na animação Flashpoint, na realidade já alterada pelo Flash. Seria mais um indicativo de que realmente o filme de Snyder se passa em um universo modificado?
Vale ressaltar que essa frase apareceu em Watchmen e depois em Flashpoint que se passam em duas realidades paralelas; ora, aparecendo essa mesma frase em Batman v Superman também não seria um claro sinal que é também um universo alterado?

 No meio do filme 

batman-vs-superman-watchmen-pixações
Na cena que Batman carrega Superman no ombro, quando ele está inconsciente, percebe- se no lugar onde ocorre o duelo, uma mensagem pichada em uma coluna, em latim, que diz: “Quis custodiet ipsos custodes?“. Essa frase é do poeta Juvenal – satírico de Roma do século I e II – e significa “Quem vigia os vigilantes?“, sendo adaptada por Alan Moore como premissa máxima de Watchmen.

 No final do filme 

batman-vs-superman-kennedy-superman-morrrem
No Planeta Diário, a câmera trata com muita importância um quadro na parede com a capa de uma edição antiga do jornal, com a notícia da morte de John F. Kennedy em destaque. Qual a relevância essa notícia teria para o filme, a ponto de ser tão destacada? É uma alusão ao Comediante pois, em Watchmen, foi ele quem matou  o Presidente dos Estados Unidos. É mais uma indicação de que o Comediante existe e de que os personagens de Watchmen e Batman v Superman, estão numa mesma realidade alterada?
Vemos que logo após ser mostrada a edição do Planeta Diário com a morte do Superman, é exibido o jornal com a morte de JFK, ambos com o mesmo título. Como o a notícia com a morte de John F. Kennedy é uma alusão ao Comediante, essas duas edições, muito parecidas, significam que  na realidade  onde o Superman morreu, o Comediante também matou JFK. Os personagens coexistem.

Cinco pontos a serem considerados ao levar em conta essa teoria

Primeiro: Todas essas referências podem ser apenas uma homenagem a Watchmen que, em 2016, completa 30 anos de sua publicação nos EUA, sendo um filme dirigido por Zack Snyder, assim com BvS.
watchmen-dc-rebirth
Segundo: A DC pretende realmente trazer novamente Watchmen para o cinema – como fez nos quadrinhos  através de Before Watchmen e o DC Universe: Rebirth – e esses easter eggs apontam para isso, assim como o filme  Eu Sou a Lenda, em 2007, continha um easter eggs indicando que haveria um filme entre Batman e Superman, o que veio se concretizar quase uma década depois. Coincidentemente (ou não). o Collider noticiou  em outubro de 2015 que Snyder se encontrou com os executivos da HBO para negociar uma adaptação de Watchmen como uma série para o canal, e isso, no mesmo período que ele estava gravando Batman v Superman. Curioso, não?
Será que os personagens surgirão no cinema e ganharão uma série, logo em seguida? Ou será que Snyder, ao colocar os easter eggs em Batman v Superman, estava apenas indicando que iria trabalhar com os personagens novamente?
Depois do sucesso do DC Universe: Rebirth nos quadrinhos e a grande aceitação da introdução de Watchmen no universo DC, essa teoria se torna ainda mais provável.
Terceiro: A viagem no tempo feita pelo Flash, realmente mudou a realidade e fez com que os personagens do longa fossem alterados, além de fazer com que surgissem os personagens de Watchmen no mesmo universo de Batman v Superman. A Warner  tem mantido isso como “ás na manga“, guardado “às sete chaves“,  para revelar apenas no momento certo no cinema.
´
Quarto: Foi anunciado recentemente que  o Flashpoint ocorrerá na série do Flash. enquanto a DC dá sinais de um evento temporal no seu universo cinematográfico. As séries serão consideradas uma outra Terra ou realidade do universo DC, em relação ao universo do cinema? Note que o uniforme do Kid Flash da temporada que abordará o Flashpoint, possui o uniforme do DC Universe:  Rebirth.  Vemos entao, que na série já temos elementos de duas sagas temporais da DC, fundidas.
Será uma tendência da DC e no cinema também teremos um evento temporal que uma fusão de elementos de Injustice, Flashpoint e DC Universe: Rebirth?
Quinto: Esta teoria se torna mais crível quando lembrados que quando surgiu um novo Homem de Aço nos quadrinhos (Novos 52) surgiu também, logo em seguida, uma nova versão do herói no cinema. Vimos isso também em Injustice que, foi adaptado para os quadrinhos e levado elementos dessa história para o cinema em Batman v Superman.
Isso talvez indique a tendência da DC em harmonizar o que ocorre nos quadrinhos e filmes, lógico, na medida do possível.
Então, acredito que elementos de Flashpoint e o DC Universe: Rebirth, serão adaptados no cinema, assim como foram adaptados elementos do Superman N52 e Injustice.
Diante de tudo o que já foi dito, uma coisa fica bem clara: DC tem a oportunidade de desfazer tudo o que foi feito de errado em Batman v Superman, alegando que se tratava de realidade paralela, relevando isso em Liga da Justiça.
Será que ela terá coragem para isso?
Somente o tempo desvendará este mistério.
Texto de autoria de Jamy Milano.

Comments

Comentários

Jamy Milano Administrador e amante de quadrinhos há mais de 30 anos! Também é editor do Action e Comics e colaborador aqui no Republika Pop!
  • Brinquedo de furar abadá

    Ah, como eu queria que isso fosse verdade…

    Mas Zack Snyder nunca desaponta em desapontar, infelizmente. Em tempo, parabéns pelo texto.

    • JamyMilanoTerra1

      Muito obrigado =)
      Snyder nao desapontou em Wacthmen e 300, em BvS deixou muito a desejar…

    • JamyMilanoTerra1

      Muito obrigado!