Home Editorial De Onde Surgiu o Nome Gotham City?
De Onde Surgiu o Nome Gotham City?
1

De Onde Surgiu o Nome Gotham City?

0
1

gotham 03

O que Robin Hood,  bodes, uma vila cheia de loucos e a Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça têm a ver com Gotham City?

Mais do que você imagina.

Em primeiro lugar, tem uma Gotham aqui no mundo real. Não é bem uma cidade grande e problemática como a dos quadrinhos, mas uma vila modesta que fica logo ali no sul de Nottingham, a duzentos quilômetros de Londres.

Com pouco menos de dois mil habitantes,  Gotham Village sobrevive da agricultura. E quem olha as casinhas bonitinhas e a rotina de paz e sossego, nem imagina que a vila esconde um passado bem… Gotham.

gotham 01

A Vila dos Loucos

Reza a lenda que aproximadamente 800 anos atrás, os habitantes de Gotham se rebelaram contra os altos impostos taxados pelo então rei João (conhecido como João Sem-Terra). E, para que não houvesse uma guerra contra a guarda real, a população encontrou um jeito de se livrar do problema: Todos se fingiram de loucos.

Loucos mesmo. Nivel Asilo Arkham. Gente colocando cerca ao redor de árvores, pescadores tentando afogar peixe, vacas pastando em telhados…

Village-Feast

E deu certo. Como na época acreditava-se que a loucura fosse contagiosa, o rei deu no pé e nunca mais exigiu qualquer centavo do povoado. Foi então que a pequena Gotham passou a ser conhecida como A Vila dos Loucos.

Sua história foi passada de boca em boca até que virou um livro, chamado “Contos dos Loucos de Gotham”, publicado no século 16.

Robin Hood

Gotham Village fica próxima à floresta de Sherwood, conhecida por habitar um dos mais clássicos heróis da literatura mundial, Robin Hood, cuja lenda surgiu justamente por causa dos grandes impostos que eram cobrados.

Robin Hood

O que significa Gotham?

Um dos maiores equívocos que as pessoas cometem é associar “Gotham” com “gótico”. Claro, né? É só olhar para a atmosfera toda dark das histórias do Batman. Mas não é nada disso, não. Gotham, em tradução livre, é “casa (abrigo) de bodes”. O Got vem de goat, bode em inglês.

goat

Decepção define, né? Tô ligado. Tamo junto. 

Mas como a pequena Gotham Village inspirou a imponente Gotham City?

O escritor americano Washington Irving, autor do clássico A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (que virou filme dirigido por Tim Burton, que também dirigiu os dois primeiros filmes do Batman), esteve nas imediações da pequena Gotham, lá pelos meados de 1800. Quando voltou para Nova York, sua cidade natal, achou por bem apelidar a grande metrópole com o nome do pequeno vilarejo, em um artigo publicado em 1807.

A-Lenda-do-Cavaleiro-Sem-Cabeca

Acontece que o apelido pegou e muitos estabelecimentos tradicionais de NY, como bares, barbearias e armazéns da época, adotaram o nome Gotham na fachada. É assim até hoje.

gotham grill

Décadas depois, lá estava Bill Finger, parceiro de Bob Kane na criação do Batman, esquentando a cabeça para achar o nome de sua cidade fictícia. Até que, folheando uma lista telefônica, deu de cara com o anúncio de uma joalheria. O nome? Gotham.

Gotham City quase se chamou Coast City, a cidade de Hal Jordan, o Lanterna Verde, e foi citada pela primeira vez em 1941. 

Fonte: Revista Galileu.

Comments

Comentários

Pedro Ivo "Uma vez eliminado o impossível, o que sobrar, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade."