Home Editorial Entenda a Política e os GRANDES Dilemas Por Trás da Guerra Civil
Entenda a Política e os GRANDES Dilemas Por Trás da Guerra Civil
0

Entenda a Política e os GRANDES Dilemas Por Trás da Guerra Civil

0
0

civil war-cortado

Vamos falar de política? Não se desespere. Prometo que vai ser legal. 🙂

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) publicou um artigo sobre Capitão América: Guerra Civil, que estreia no próximo dia 28.

Achou estranho? Calma que fica mais.

Em entrevista para o UOL, os irmãos Russo, que dirigem o filme, se manifestaram dizendo que o artigo “é bastante preciso e está totalmente alinhado com a discussão que o filme traz: Quanto poder é poder demais? Quais as responsabilidades que os poderosos têm? Quem deveria controlar o poder? (…) O PSTU descreveu os conflito entre Tony Stark e Steve Rogers muito bem. Os Vingadores e Homem de Ferro têm o direito de ter tamanho poder sem se sujeitar ao governo e ao povo que os elege?

Guerra Civil

Segundo o artigo do partido, que é de esquerda, o filme usa a questão do registro de super-heróis para falar sobre polarização política e a forma radical como lidamos com as crises atuais. Mas o ponto mais interessante é que o texto aponta que o conflito entre Capitão e Homem de Ferro não representa às necessidades da população que juraram  defender. Ou seja: Quem disse que são eles as únicas alternativas de segurança mundial? Qual dos dois lados está realmente gabaritado para saber o que o povo quer?

capitão-america

Em solução, o artigo propõe que as Industrias Stark deveriam se tornar propriedades do Estado e administradas pelos trabalhadores, e Capitão América deveria ser preso e responder pelas centenas de mortes e invasões que liderou, seja pelo seu país (historicamente), seja pela SHIELD (na ficção).

homem de ferro

 

Sobre nossa crise política, os irmãos Russo dizem estar acompanhado tudo desde o início das gravações de Guerra Civil – “Mantemos anotações [sobre o que acontece no Brasil] no set. Lemos muita notícia e é interessante porque o mundo está se radicalizando em dois lados”, exatamente como em Guerra Civil.

Agora vou deixar um pouco essa peteca pra você. Como seria essa treta entre Homem de Ferro e Capitão América no mundo real?

 

Comments

Comentários

Pedro Ivo "Uma vez eliminado o impossível, o que sobrar, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade."