Home Resenhas Quadrinhos Louco – Fuga: Uma Metáfora sobre Felicidade, Sonhos e Liberdade.
Louco – Fuga: Uma Metáfora sobre Felicidade, Sonhos e Liberdade.

Louco – Fuga: Uma Metáfora sobre Felicidade, Sonhos e Liberdade.

0
0

Louco – Fuga é mais uma das obras extraordinárias do projeto Graphic MSP. A história é uma linda metáfora sobre felicidade, sonhos e liberdade. Ela nos mostra uma busca real do que está dentro de todos nós, idealizada na história do Louco com uma sensibilidade tocante, nos dando o recado de que os sonhos nunca morrem e podem tornar nossa vida em algo muito mais feliz.

A arte e roteiro apresentam uma harmonia poética e filosófica interessantes. Vemos algo muito cativante, como o Mundo de OZ ou o País das Maravilhas no sentido surreal da aprendizagem.

louco-fuga TM

Talvez você conheça o personagem Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mas não da forma como foi reimaginada por Rogério Coelho na última Graphic MSP lançada em 2015. Com uma narrativa única e cenários multicoloridos o artista emprega seu grande talento para contar uma história que desafia os limites da linguagem dos quadrinhos.

Temos nesta HQ uma história rápida de ler, mas os bons apreciadores de belos e detalhados desenhos dificilmente passarão para a página seguinte sem focar-se nas minúcias da arte de Rogério, que convidam o leitor a perder-se na imaginação do Louco, assim como ele próprio se deixa levar por suas ideias.

louco-fuga TM

Entre várias referencias das histórias antigas, conhecemos mais sobre seu passado e acabamos descobrindo que o Louco não é de fato maluco, e sim um sonhador sem limites. Cheio de enigmas, como tudo que envolver o Louco tem que ser, “Fuga” é uma linda reflexão da mente do personagem, que enfeita tudo de uma maneira tão simples e acaba tornando plausível o impossível.

louco-fuga-rogerio-coelho-previews

E é exatamente por causa dessa reflexão que ouso dizer que “Fuga” é a melhor Graphic MSP já lançada. O modo como é criado a história nos guia quase que por uma mente de uma criança em seus devaneios, crias-se uma realidade mais bonita. Podemos ver um significado por trás de tudo que a narrativa nos apresenta, podemos citar como exemplo o pássaro que ele tanto procura, ele é claramente evidenciado como a representação da imaginação que precisa voar livremente.

Junte esses elementos citados acima com um desenho incrível e tenha como resultado uma História em Quadrinho maravilhosa e muito linda. O desenho que remete à bonecos de madeira deixa a obra muito sutil e muito mais maluca.  Tanto no enredo como nos traços, “Fuga” impressiona aos olhos, com uma reflexão tão bem projetada que nos cria uma vontade de reler diversas vezes, só para garantir que pegou todas as referências.

louco-fuga

Fuga é, acima de tudo, uma homenagem ao Mauricio de Sousa e sua criação. É impossível não dar um largo sorriso e se emocionar no final da história. Tenho certeza que outras pessoas terão interpretações diferentes do que esta citada aqui sobre os ensinamentos de “Fuga”, mas para mim, fica a mensagem de que devemos deixar nossa imaginação voar mais vezes para embelezar nossa realidade às vezes tão difícil.

Comments

Comentários

Aline Semensato Paulistana com estilo geek e mantendo a fofura como a casca de uma tartaruga. Solteira, namorando, noiva, superou a crise dos 30 sem fazer botox. Projeto de leitora, tentativa de corredora.