Home Notícias Cinema Batman vs Superman: Confira Todos os Easter-Eggs e Referências do Filme
Batman vs Superman: Confira Todos os Easter-Eggs e Referências do Filme

Batman vs Superman: Confira Todos os Easter-Eggs e Referências do Filme

0
1

Quase todos os filmes hoje em dia que são baseados em quadrinhos tem um grande ponto em comum: Easter-Eggs e Referências escondidas. Esteja avisado, o post contem Spoilers de Batman Vs Superman: A Origem da Justiça.

O filme foi lançado este mês, nele podemos ver diversas inserções, falas, vários personagens sem nomes revelados. Sem falar dos momentos quase que perfeitamente recriados das páginas dos quadrinhos direto para o cinema.

Segue aqui então uma lista dos easter-eggs e referências encontradas no filme até agora:

A LIGA DA JUSTIÇA

batman-v-superman

Sim, no filme temos a participação da Mulher Maravilha, e as aparições de Aquaman, Flash e Ciborgue.

As aparições dos últimos três são bem breves, mas eles estão lá. Os heróis Todos foram descobertos por Lex Luthor e são mantidos arquivos de cada um pelo vilão. A Mulher Maravilha ganhou um pouco mais de destaque no filme, pois está a procura de todo o material que o Luthor possa ter sobre ela, pois juntos com os videos dos outros heróis usando seus poderes, temos Diana aparecendo em uma foto que nos remete ao seu vindouro filme.

A POLICIA

gotham-city-policia

Há uma dupla de policiais que de acordo com créditos disponíveis on-line, foram nomeados em homenagem a dois artistas de quadrinhos.
O Policial Mazzucchelli baseado em David Mazzucchelli, ilustrador de “Batman: Ano Um” e temos o Oficial Rucka que seria uma homenagem à Greg Rucka, um dos antigos escritores dos quadrinhos do Batman.

JIMMY OLSEN

jimmy-olsen-batman-vs-superman

Jimmy Olsen está em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, mas infelizmente no corte final do filme, o momento em que Olsen revela seu nome não foi divulgado na trama. Mas em entrevista à Entertainment Weekly, Zack Snyder revelou mais sobre o personagem.

De acordo com o diretor, o fotógrafo feito por Michael Cassidy no inicio do filme, o mesmo que aparece junto com Lois Lane (Amy Adams) em sua cena na Africa na verdade é Jimmy Olsen. Infelizmente como podemos ver na tomada em questão, o personagem é morto logo no começo do filme.

 METALLO

Batman-V-Superman-Metallo-Easter-Egg

Houve uma tonelada de rumores que afirmavam que Metallo – o ex-soldado John Corben, reconstruído como um maníaco movido a kryptonita – iria fazer uma aparição no filme, mas no fim das contas isso não veio à acontecer. Mas Zack Snyder não deixou esse easter egg de fora. Durante a cena em que Lex Luthor leva a Senadora Finch para um passeio em seu laboratório, um cientista (interpretado por Ralph Lister) é mostrado narrando a eficácia do fragmento de Kryptonita contra kryptonianos. Este cientista em questão é creditado no filme como “Emmet Vale” o mesmo que transformou Corben em Metallo nos quadrinhos.

KGBESTA

kgbesta-referencias-batman-vs-superman

Durante a cena do ataque na África, o homem que descobre o dispositivo de rastreamento na câmara de Jimmy Olsen -que logo após revelou estar trabalhando para Lex Luthor – chama-se Anatoli Knyazev. Nos quadrinhos este era o nome real de um assassino russo conhecido como ‘KGBesta” ou simplesmente “A Besta“. Esta versão (interpretado por Callan Mulvey) é basicamente um capanga de Lex Luthor. Ainda assim, o nome é uma homenagem clara ao personagem e os fãs de Batman não podem deixar de lado.

STEVE TREVOR

mulher-maravilha-com-steve-trevor-batman-vs-superman

Quando Bruce Wayne entrega o arquivo que Luthor  mantinha dos heróis para Diana, a Mulher Maravilha encontra uma foto que era referência ao seu vindouro filme, mostrando a amazona junto de Steve Trevor (Chris Pine) e alguns outros soldados (Ewen Bremner, Saïd Taghmaoui). Nesta fotografia temos Diana em 1918 (no que parece ser uma vila devastada pela Primeira Guerra Mundial). Como podemos ver pela foto antiga e pela Diana atual do filme, fica claro que a Amazona não envelheceu um dia e possui o dom da imortalidade.

MERCY GRAVES

mercy-graves-batman-vs-superman

Mercy Graves, a assistente de Lex Luthor, é interpretado por Tao Okamoto. Mercedes “Mercy” Graves III apareceu pela primeira vez  em 1996 em Superman:. The Animated Series como o assistente pessoal e guarda-costas de Lex Luthor. A personagem também morreu na animação da “Morte de Superman“, onde é assassinada por Luthor, para encobrir a participação do vilão nos acontecimentos do filme.

Laboratórios S.T.A.R.

star-labs-batman-vs-superman

De acordo com o que foi mostrando nos arquivos de Lex Luthor, vemos que Silas Stone (pai do Ciborgue), estava trabalhando nos laboratórios S.T.A.R., quando uma das Caixas Maternas dos Novos Deuses ativaram e  restruturaram o corpo de Victor Stone, transformando o mesmo no herói Ciborgue.

CAIXA MATERNA

batman-vs-superman-caixa-materna

Foi divulgada uma das cenas deletadas do filme onde vemos Lex Luthor em contato com três caixas maternas que são mostradas por um demônio que aparenta ser Yuga Khan (O Pai de Darkseid) ou Steppenwolf, um dos generais asseclas de Darkseid.

A Caixa Materna é revelada pela primeira vez no clipe final dos arquivos de Luthor,  que destaca Ciborgue e mostra seu pai, Silas, tentando recuperar o corpo de seu filho. Durante os teste, um cubo misterioso torna-se operacional e começa a pulsar com uma luz forte brilhando por dentro. Quando esta caixa chega próximo de Victor Stone, ela entra em modo automático e começa a montar os componentes em torno do herói e realizando a formação de um esqueleto cibernético.
Nos quadrinhos, caixas maternas são computadores vivos criados com a tecnologia dos Novos Deuses. Essas caixas, dotadas de consciência, dão poderes a seus donos e vivem em função deles. Uma caixa materna só pode ser construída em Nova Gênese, lar dos Novos Deuses, ou em Apokolips, lar de Darkseid , o vilão do filme da Liga da Justiça. Na mais nova origem do Ciborgue nos quadrinhos, uma caixa materna desencadeou a mesma onda de cura que restruturou o corpo destruído de Victor Stone, o transformando em Ciborgue.

CRISES NAS INFINITAS TERRAS

crise-nas-infinitas-terras-batman-vs-superman

Quando o Flash aparentemente surgiu atrás do espaço-tempo para entregar uma mensagem urgente para Batman sobre o destino do mundo, foi bem próximo de Crise nas Infinitas Terras, quando Barry – já tendo escolhido sacrificar sua vida correndo através do tempo e a Força de Aceleração – aparecia periodicamente para tentar ajudar seus amigos ao longo da história. Batman foi a primeira pessoa que ele encontrou nesta jornada.

A MORTE DE SUPERMAN

enterro-superman-batman-vs-superman

A carruagem puxada por cavalos, as enormes multidões assistindo e o caixão coberto pela bandeira? Tudo isso pode ser visto na edição de Superman: Homem de Aço, onde o funeral de Superman foi realizada, após sua batalha épica com Apocalipse.

NÃO ESTAMOS EM 1938

perry-white-em-batman-vs-superman

Sem se deixar abater pelos comentários de Bruce Wayne, Clark exerce a sua missão para descobrir os fatos por trás do”Morcego” de Gotham – para desgosto de seu editor, Perry White. Clark é informado por seu chefe que não estamos mais em 1938, em referência a criação do Planeta Diário e os tipos de história que saia naquele tempo. Mas a data não foi escolhida ao acaso, 1938 foi o mesmo ano em que primeira história em quadrinhos do Super-Homem, “Action Comics # 1“, chegou às bancas.

MORTE EM FAMILIA

Batman-vS-Superman-morte-em-familia

Quando vemos o traje de Robin em seu expositor memorial, vemos a frase “HAHAHA A piada está com você Batman” pintadas com escárnio pelo vilão Coringa (Jared Leto).

Em “Uma Morte em Familia“, Coringa assassina brutalmente Jason Todd, um dos Robins do Batman. Em “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, que forneceu a inspiração estética para este filme, a tragédia levou Batman a se aposentar durante certo tempo. Após o luto, Batman volta um pouco menos estável e significativamente mais brutal.

“EU ACREDITO EM VOCÊ”

eu-acredito-em-voce-batman-vs-superman

Há um grande número de referências a “Batman: O Cavaleiro das Trevas” neste filme, mas este em particular é quase que uma representação da cena dos quadrinhos. Em um ponto, um homem armado ameaça matar uma criança, se Batman chegar mais perto. A resposta de Batman, quando o vilão diz que ele deveria acreditar que ele mataria a criança é – “Eu acredito em você” – e logo em seguida ele dá um fim ao bandido. Assim como ele faz com Knyazev quando o capanga segurava uma arma em direção à Martha Kent.

PARADEMÔNIOS E APOKOLIPS

batman-vs-superman-APOKOLIPS

Nós tivemos diversas histórias em potencial, vilões e reviravoltas implícitas através sequência ‘Knightmare‘ de Bruce Wayne, mas os sonhos que colocam Bruce em pânico mostram alguns elementos óbvios para os fãs da DC Comics. Os Parademônios de Apokolips, bem como o símbolo Ômega “Ω” usado por Darkseid, ambos aparecem em seqüência do sonho/visão do Batman.

parademonios-em-batman-vs-superman-apokolips
Eles são para avisar Batman, e também preparar o público, que Darkseid está vindo como um inimigo para a Liga da Justiça.
Como vimos na cena deletada, Lex tem contato com uma entidade carregando três caixas maternas. Depois de ser preso o vilão afirma que a morte do Superman abriu caminho para algo, dizendo que “ele está vindo, e ele está com fome”.
Uma referência rápida ao vilão Coringa é apresentada nesta cena, uma carta coringa aparece gravada em uma das armas na sequência.

 

INJUSTIÇA: DEUSES ENTRE NÓS

injustiça-batman-vs-superman-easter-egg

Injustiça: Deuses Entre Nós” é um jogo de vídeo game muito popular que acabou por virar uma série em quadrinhos. Na história o vilão Coringa destrói Metrópolis e ilude o Superman a matar Lois Lane, este ato faz com que o herói revolte-se e mate o vilão a sangue-frio. Logo depois disso o Homem de Aço se torna um tirano que para trazer “paz”, ao invés de prender criminosos, ele mata todos que encontra. No filme vemos a mensagem do Flash do futuro dizendo que Lois devia ser protegida porque ela é a chave de tudo.
Obviamente houve algumas alusões muito claras para tal evento neste filme e pelo fato que os quadrinhos e o jogo de Injustiça atingem um numero exponencialmente maior de pessoas é bem provável que essa referência não foi nenhum acidente e pode ser uma ponta para um possível filme spin-off.

WATCHMEN

watchmen-referencias-batman-vs-superman

Há um punhado de referências ao filme dirigido por Snyder, Watchmen, presentes neste filme.

Primeiro de tudo, o presidente dos Estados Unidos no filme é interpretado por Patrick Wilson, o Coruja em Watchmen.

Carla Gugino que interpretou Sally Jupiter/Espectral reprisa seu papel como a voz da I.A da Nava Kryptoniana.

E, claro, Jeffrey Dean MorganO Comediante – é morto na primeira cena novamente, agora interpretando, Thomas Wayne, o pai do Batman.

CENA POR CENA

REFERENCIAS-BATMAN-VS-SUPERMAN

Batman: O Cavaleiro das Trevas não foi a única HQ a ser homenageada neste filme. Da mesma maneira que Snyder faz em todas as adaptações de quadrinhos em que dirigiu, ele remonta alguma cena especifica que foi feita nas histórias. Segue acima alguns exemplos de tomadas do filme que são praticamente CTRL+C / CTRL+ V dos quadrinhos para a tela do cinema.

SALVANDO UM GATO DE UMA ÁRVORE

Batman-V-Superman-easter-egg-superman-salva-gato

Bruce Wayne não mede palavras quando se trata de seus pensamentos sobre Superman, indo tão longe como acusar o Planeta Diário de inflar o ego do herói, escrevendo “editoriais enaltecedores” quando ele faz algo tão simples e sem sentido como salvar um gato de uma árvore. Esta é uma imagem comum de um heroísmo simples, mas, neste caso, não é apenas metafórico. No primeiro filme Superman, o ator Christopher Reeve fez exatamente isso para mostrar que nenhum ato era demasiado pequeno para o Homem de Aço.

Estes são algumas referências e Easter Eggs que foram descobertas até agora. Caso você tenha visto alguma que vale a pena ser comentada, fique a vontade e deixe nos comentários sua indicação

Via Comic Book/ScreenRant

Comments

Comentários

Dennis Himura Um Ewok de coração, mas preso no corpo de um Wookie!
  • RodrigoJ

    Spoiler abaixo:

    Quando a bomba explode no capitólio remete muito a Reino do Amanhã quando a bomba nuclear explode e mostra no primeiro momento que só o Super sobreviveu. O Close no rosto do Super ficou muito parecido com esta cena nos quadrinhos.