Home Resenhas Livros Turma da Mônica – Lições: O Valor da Verdadeira Amizade
Turma da Mônica – Lições: O Valor da Verdadeira Amizade

Turma da Mônica – Lições: O Valor da Verdadeira Amizade

0
0

Turma da Mônica - Laços

Lições é a segunda HQ de Vitor e Lu Cafaggi na coleção Graphic MSP da  Turma da Mônica pela Editora Panini.

Apesar do gênero dado por todos à graphic novel ser “aventura”, eu acho que ela se encaixa muito em outro rótulo, bem comum em mangás: o Slice of Life. Este é um gênero que retrata a vida cotidiana dos personagens. Nada exagerado, nenhum “vilão”, nenhum “objetivo”. É ver o dia-a-dia de um personagem, com seus mini dramas e superações. E eu gosto bastante desse gênero, me fazendo gostar muito dessa história.

Turma da Mônica - Laços: Prévia

A excelente direção tomada pelos irmãos Cafaggi para essa história de separar os amigos deu a possibilidade de engrandecer suas características pessoais, sem diminuir o senso de “união” que existe ao longo da trama. Enquanto Laços (Primeira HQ da dupla) valorizava a aventura e a união dos amigos à frente aos perigos, “Lições” nos mostra como a amizade pode existir mesmo à distância e como isso reforça os laços que temos. É com a separação que pela primeira vez todos da turma percebem a importância que cada membro tem na equipe, nos mostrando como o mundo fora do bairro do limoeiro é muito maior e mais difícil do que eles imaginavam.

Turma da Mônica - Laços: Mônica

Certos painéis foram bem impactantes pra mim, mostrando como os irmão Cafaggi sabem transmitir emoções enormes através de certas cenas. Muito é dito com diálogos, mas muito também é dito com expressões, pequenos momentos de silêncio, olhares. É tudo muito bonito, muito consistente e muito afetivo.

Vitor e Lu Cafaggi
Vitor e Lu Cafaggi

Recomendo fortemente Lições. Para quem nunca leu Turma da Mônica, vai ser uma boa forma de conhecê-los, não se distanciando muito dos quadrinhos originais. Para quem sempre leu e amou, assim como eu, será um momento fantástico com lembranças bem gostosas.

Comments

Comentários

Aline Semensato Paulistana com estilo geek e mantendo a fofura como a casca de uma tartaruga. Solteira, namorando, noiva, superou a crise dos 30 sem fazer botox. Projeto de leitora, tentativa de corredora.