Home Editorial Deadpool e a Quarta Parede
Deadpool e a Quarta Parede
0

Deadpool e a Quarta Parede

0
0

deadpool_clip_hd.0

Você já deve ter ouvido falar por aí que uma das características mais interessantes de Deadpool é que ele frequentemente quebra a “quarta parede”. Mas que raios de quarta parede é essa? Vou te explicar rapidão pra você fazer bonito na roda.

A expressão veio do teatro e é uma espécie de cortina invisível que separa a história que está sendo contada e o público. E sua “quebra” nada mais é que um recurso narrativo que destrói essa separação. Em termos gerais, quando um personagem quebra a quarta parede, ele “se deu conta” de que está em uma obra de ficção e por isso interage com o expectador/leitor.

Esse recurso pode ser usado de inúmeras formas e para muitos fins. Em Deadpool, por exemplo, serve tanto como alívio cômico (que virou a marca registrada do herói), quanto para inserir o leitor dentro da história. E chamamos de “quebra” porque, quando acontece, principalmente em filmes e séries, a percepção que temos da história se altera irremediavelmente. E, claro, há formas mais brandas do uso deste recurso, como em House of Cards, por exemplo.

houseofcards

Na real, há uma infinidade de formas de se quebrar a quarta parede, e descrever todas aqui seria como encher uma piscina com cuspe. Não chega a ser um assunto polêmico, mas sua complexidade ainda é assunto para debates entre diretores, escritores e afins. Tem um monte de artigos sobre o tema na interwebs para você pesquisar à vontade, caso a curiosidade ainda esteja te pentelhando.

De qualquer forma, quando você for ao cinema no dia 11 de Fevereiro e ver Deadpool zuando com a câmera, já sabe o que dizer para tirar uma onda.

Comments

Comentários

Pedro Ivo "Uma vez eliminado o impossível, o que sobrar, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade."